Vender bem é um dom?

Vender bem é um dom?

Artigo

O que são as vendas? O que é ser um vendedor, ou melhor, um bom vendedor?

Ao contrário do que muitos pensam, as vendas vão muito além de simplesmente trocar um produto pelo dinheiro. Engloba o pré-venda, o relacionamento, o pós-venda e a possibilidade de vender novamente. Um bom vendedor precisa se reinventar, estudar, entender o cliente e o mercado.

Segundo o palestrante Dado Schneider, criador da marca Claro, executivo e consultor em grandes empresas, as pessoas estão obcecadas por milagres de vendas, os famosos “5 passos”, “7 dicas”, “como vender”, “o que vender”. Para quem vende essas técnicas é rentável, justamente pela procura insaciável por lucro imediato de algumas pessoas. Porém, o mais importante é descobrir “para quem” e “por que” vender. Também vale lembrar que o cliente não tem dor, ele tem NECESSIDADES e/ou DESEJOS. Vender é observar o perfil do cliente, quem é a pessoa que necessita ou deseja o seu produto. Vender é saber o seu propósito e porque você está vendendo.

Dado também explica que antigamente era valioso criar uma série de condições para que o cliente resolvesse comprar a sua marca, mas estamos entrando na era de quem berra mais, vende mais; levando em conta a criação de mais lojas em plataformas de redes sociais, como o Instagram.

Para José Luiz Tejon, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana, para você ser um grande vendedor é importante que preste atenção sempre no melhor, tente se superar e aprender com os melhores vendedores. Afirma também que muitas pessoas acham que grandes vendedores são movidos pelo dinheiro, mas a verdade é que este é apenas o meio. A motivação é a vontade de ser especial na vida do cliente, fazer a diferença e não ser apenas mais um. Um grande vendedor não se faz com um ano ou dois, mas sim vários anos servindo e sendo grandes campeões.

Claro que também precisamos citar Artur Ximenes, referência na Capacitação de Equipes de Vendas, que enfatiza que nada é de graça, tudo é fruto de muito esforço e dedicação. Para o palestrante existem 3 C’s na vida de um vendedor: Constância, sempre acreditando, sem desistir. Se tem um objetivo, vá em frente. Consistência, se atualize, olhe para o mercado com os olhos do mercado, mas com a sensibilidade do cliente. Esteja sempre atento a novidades. Contundência, se dedique ao máximo, entenda o que o cliente quer, faça visitas, propostas, vá fundo no objetivo.

Para alguns vender é um dom, para outros uma arte e para outra parcela é uma estratégia. Mas na verdade, vender é tudo isso com muito foco e determinação. Não existe uma receita a ser seguida, não existe um guru das vendas. Existe adaptação, inteligência e persistência.

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