O segredo para lidar com colegas de trabalho insuportáveis!

O segredo para lidar com colegas de trabalho insuportáveis!

Artigo de Rossandro Klinjey

A máxima de “o seu direito começa quando o dos outros termina” é muito bem vinda no ambiente corporativo. Isso porque o respeito é o elemento principal para qualquer tipo de convivência. E quando alguém te incomoda no trabalho, dificultando o relacionamento e o tornando insuportável, não deixe que isso tire a sua paz. Reaja de forma adequada e construa uma boa convivência. As situações de estresse são comuns e podem se manifestar em quase todos os ambientes profissionais, seja qual for a função que você exerça. Algumas pessoas não sabem lidar com momentos assim e com isso acabam projetando todo o seu descontrole emocional em você, te tornando a “vítima do dia”. Já pensou em ser maltratado porque o colega de trabalho não está de bom humor? Se isso acontecer todos os dias então, sentimentos ruins podem ser mais frequentes do que devem.

ATENÇÃO:

Ouça! Às vezes essa pessoa que tanto te incomoda só precisa de atenção, mas não está recebendo. Tenha paciência com ela e não coloque em risco o seu emprego e a sua paz interior. A tarefa não é fácil, mas também não é impossível. Essa única ação tem o poder de ressignificar a convivência entre vocês. Porém, não se engane, isso não significa que serão melhores amigos, mas toda boa relação que se preze começa a partir da compreensão que temos com o outro e vice versa.

Aprender a ouvir é uma habilidade emocional extremamente importante. Ela desenvolve outras que também são fundamentais como escutar sem julgar. Muitas vezes você já está tão saturado com uma situação que coloca rótulos nessa pessoa e já tem uma opinião formada antes mesmo que ela termine o raciocínio

Rossandro Klingey

EMPATIA

Tentar entender as motivações que levam a pessoa a agir de maneira tóxica, também é uma atitude nobre. Entenda que provavelmente todo esse mal estar não tem relação com você. O desconforto pode ter sido gerado por outro alguém, mas que por algum motivo foi projetado em você. Exercer a empatia é buscar compreender o que leva o outro a agir como ele está agindo. Todas as convivências são difíceis, mas ainda assim somos capazes de viver em sociedade. Isso mostra que mesmo em meio às dificuldades, é possível criar relacionamentos mais saudáveis. Experimente.

VISÃO MACRO

A compreensão do todo é essencial para a construção de relações saudáveis. Se observamos apenas o momento que gerou dor, resumimos o indivíduo àquela situação. Ampliar a visão é aprender a enxergar a convivência como um filme, que tem várias cenas boas e ruins; e não apenas como uma fotografia que congela um único momento. Se a sua empresa enfrenta problemas de convivência com funcionários, ninguém melhor para propor soluções para esses conflitos do que quem é expert em entender a mente humana. Rossandro Klinjey tem a mensagem certa para modificar a maneira de agir e de perceber os modos de convivência entre os colaboradores da sua empresa.

Whatsapp