Você sabe o que é marketing?
Por Luiz Tejon, para a Cães e Gatos
Marketing trata de valores. São sentidos de vida pelos quais vale a pena ligar as decisões entre quem compra e quem vende. Marketing não trata de mercadorias, de preço, de logística, de sistema de tecnologia. Essas coisas fazem parte do dever de um administrador. As coisas normais de um negócio precisam ser bem feitas, sua contabilidade, seu estoque, sistemas, telefones, internet, pessoas educadas atendendo, ter estoque, servir os produtos e serviços que precisam ser servidos. Isso configura uma correta gestão, uma administração.
Marketing está acima e embutido em tudo isso. Confira o “design” da sua loja, do seu equipamento, do seu vestir, olhar e falar, que toquem sentidos intangíveis de consumidores, clientes e relações com fornecedores.
Nos últimos congressos mundiais de varejo, em Nova Iorque (EUA), os maiores dirigentes de empresas que se relacionam com consumidores, como Starbucks, Coca Cola, Whole Food, dentre outras, disseram que “precisamos de mais amor, mais relacionamento”. Essas palavras, amor e relacionamento, são antiquíssimas, mas sempre nos permitem milhares e milhares de interpretações.
Marketing então, como afirmou Steve Jobs, é uma questão de “values”, e sobre a sua Apple dizia: “não estamos no negócio de fazer caixas, teclados, circuitos eletrônicos; estamos em um negócio para transformar o mundo, admiramos e queremos ser como os grandes seres humanos que mudaram o mundo”. Dessa forma, o espírito predominante daquela empresa ficou marcado como “think different”, o pensar diferente em tribo de mutantes, gente que coloca um sentido de vida na mudança do mundo.
Para gerenciar marketing, temos diretrizes e pedagogias excelentes, como os 4As do professor Dai Ar Richers: análise, adaptação, ativação e avaliação. Temos a fórmula de marketing de Kloter, com: SM = P + STP + 4Ps + I + C, no qual o sistema de marketing é igual a pesquisa, mais segmentação, target e posicionamento, mais produto, preço, ponto de venda e promoção, mais implementação e controle. Temos os 4Cs de serviço do professor Marcos Cobra: conveniência, custo, comunicação e consumidor. E agora tudo isso sempre elevado a potência V, de valores.
Portanto, busque dentro de você […] um forte sentido, um significado pelo qual vale a pena trabalhar, negociar, existir e servir. Encontre isso forte dentro de você. Comunique em tudo que você faz essa razão superior da sua atividade. Ela funcionará como a alma, o espírito, a grande força do seu sucesso e as demais funções da administração. Simplesmente faça bem feito, e o que não souber fazer, terceirize, contrate, e saiba escolher pessoas e colaboradores que também se alinhem aos seus valores.
Bom marketing, bom sentido de vida!