Luiz Fernando Pizzani
Entre 2008 – 2012, foi fundador e cervejeiro da Voadora Nanocervejaria Idiossincrática 1000 litros/mês, uma operação pequena e autoral, focada principalmente em cervejas de vários estilos feitas por encomenda para restaurantes e bares de Curitiba.
No período de 2012 – 2013, trabalhou na Brasserie de Brunehaut (Rongy, Bélgica) 150 mil litros/ mês – Aprendiz Cervejeiro, trabalho e aprendizado em todas as áreas da cervejaria (incluindo gestão do estoque, logística e envase) com ênfase em produção de mosto, operações de fermentação e controle de qualidade.
Em 2013 foi para terras indianas, na Barleyz – The Brewpub (Bangalore, Índia) 9 mil litros/ mês – Mestre Cervejeiro, chamado com um contrato de curta duração para aperfeiçoar os processos de produção, reformular as cervejas e organizar a cervejaria de maneira geral. Outras atividades incluíram operações de produção de mosto e fermentação, manutenção geral e treinamento dos cervejeiros locais.
De 2013 – 2015, atuou na Big Pitcher Brewpub (Bangalore, Índia) 15 mil litros/ mês – Mestre Cervejeiro, com responsabilidades gerais em todos os aspectos da gestão da cervejaria, desde o princípio das operações: desenho da planta, instalação dos equipamentos, participação na criação da estratég
ia de marketing das cervejas do brewpub, montagem da equipe cervejeira e seu treinamento, desenvolvimento do programa de Quality Assurance e criação de todas as receitas, tanto das cervejas regulares quanto das criativas sazonais. Durante seu período na empresa, ganhou o prêmio de melhor cervejaria de Bangalore (entre as 12 existentes) do India Lifestyle Awards.
Nos anos de 2015 – 2016 foi para a América Central, na TreintayCinco Fábrica de Cervezas (São José, Costa R
ica) 20 mil litros/ mês – Consultor, chamado para supervisionar a expansão e reposicionamento
da cervejaria. Objetivos incluíram: capacitação da equipe da fábrica, incluindo cervejeiros; instalação da nova sala de cocção de 2500 litros, tanques associados, filtro e linha de envase; e ajuste das receitas existentes (e desenvolvimento de algumas novas, uma das quais, Majadera, que se tornou um dos Best-sellers da cervejaria).
No ano passado, em 2017, atuou na Docteur Gabs (Lausanne, Suíça) 55 mil litros/ mês – Mestre Cervejeiro
, liderando toda a equipe de produção. O trabalho envolveu principalmente requalificação das receitas e aprimoramento dos processos, melhorando principalmente a consistência das cervejas.
Suas principais certificações são:
– Bacharel em Desenho Industrial – Projeto de Produto – Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (Curitiba, PR, Brasil)
– CBA (Certificate in Business Administration)
Especialização em gestão de negócios, pelo Estação / IBMEC (Curitiba, PR, Brasil)
– World Brewing Academy Master Brewer Program, um programa avançado de 20 semanas em tempo integral conduzido no Siebel Institute of Technology em Chicago e Doemens Academy em Munique, cobrindo todos os aspectos da produção de cerveja – da matéria-prima ao produto acabado.
– Institute of Brewing and Distilling (IBD), Reino Unido Diploma in Brewing Certification, nos módulos 1 (raw materials and wort production) e 2 (yeast, fermentation and cellar management)