Integração é o nome do futuro
por José Luiz Tejon, para o Notícias Agrícolas
O Brasil tem um compromisso de cumprir definitivamente o desmatamento zero ilegal até 2030 …
No último ano registramos quase 8 mil km quadrados de desmatamento na Amazônia, o que equivale a cinco vezes a área do município de São Paulo.
Este tamanho de quase 8 mil km quadrados de desmatamento significa um crescimento de 29%, comparado ao ano passado. Os números estavam caindo….depois de 2008, quando se registrou quase 13 mil km quadrados, o desmatamento diminuiu 43% atingindo em 2012 o menor nível, o de 4 571 km quadrados. O Greenpeace diz que a culpa disso se deve a anistia de multas por desmate ilegal, abandono de áreas protegidas…
O Brasil vinha muito bem, diminuiu em cerca de 82% entre os anos de 2004 a 2014, dado este que vinha sendo usado a favor do Brasil no exterior a respeito do desmatamento. De fato, precisamos de monitoramento e aplicação da lei, mas como bem lembrou o ministro Maggi, o agricultor regularizado no Cadastro Ambiental Rural – CAR, não pode ser o único responsável pela conta ambiental brasileira.
Podemos triplicar a produção agropecuária brasileira sem cortar uma árvore. Muito pelo contrário, plantando árvores a partir do sistema Integração Lavoura Pecuária e Floresta. E ainda existe o Green Climate Fund, com 100 bilhões de dólares anuais para isso..
Produzir muito mais e melhor com árvores, Integração é o nome do futuro que já começou.