[Hélio Tatsuo] Líder do grupo Hoken conta o segredo em livro
por Francine Moreno para o Diário da Região
O empresário Hélio Tatsuo tem experiência de sobra para tratar de um tema aparentemente simples, porém essencial para todas as organizações: saber vender seu produto. Com 30 anos de carreira, ele resolveu documentar toda a sua experiência e compartilhar o seu conhecimento. O fundador do Grupo Hoken, lançou em fevereiro de 2018 o livro “Você nasceu para vender muito”, pela Editora Gente, em Rio Preto.
Na obra, o autor não apenas destrincha o tema, nos seus mais variados aspectos, como também revela que os vendedores, em muitos casos, não nascem prontos. Para chegar no topo é preciso estudar, trabalhar e se dedicar. Tatsuo afirma que o verdadeiro vendedor trabalha em função de uma causa e se dedica em desenvolver habilidades para se diferenciar no mercado.
LEIA TAMBÉM: Ozires Silva: Brasil, quando aterrizarás?
Natural de Cardoso, Tatsuo escolheu Rio Preto para fundar sua empresa e também viver com sua família. Foi entre uma reunião e outra, no saguão do aeroporto, e até em momentos de lazer, que ele escrevia suas histórias no tablet e smartfone, ou em pedaço de papel, para formatar o livro. A obra, que não é uma biografia, traz informações teóricas e práticas com o objetivo de orientar os profissionais de todas as áreas de atuação a aperfeiçoarem sua capacidade de vender.
Tatsuo conta que quando entrou no mercado de trabalho, ele não tinha o hábito de leitura e havia estudado apenas até o primeiro ano do ensino médio. De origem humilde, começou a trabalhar muito cedo. Aos 10 anos, ajudava o pai nas feiras livres, vendendo peixes. Aos 20 anos, descobriu que era um analfabeto funcional, que é um indivíduo que, embora saiba reconhecer letras e números, é incapaz de compreender textos simples.
Determinação
Com este perfil, ele encontrou muitas dificuldades e poucas oportunidades de carreira. Na sua trajetória, ele deparou com bons tutores e entendeu que precisava estudar para crescer profissionalmente. Tatsuo devorou livros, fez muitos treinamentos e após muita dedicação conseguiu um bom emprego. Nesta saga, ela trabalhou em várias empresas, ocupando o cargo de vendedor, e depois tornou-se um treinador de vendas e gestor de equipes.
O empresário conta que venda não é uma profissão e sim uma habilidade. Segundo ele, não é apenas o vendedor que precisa saber vender. Arquiteto, empresário e até advogado precisa entender o processo de comunicação para produzir o resultado que espera e fugir do fracasso. “Esta habilidade pode ser aprendida com treinamento, metodologia e ciência”
Tatsuo deseja compartilhar seu conhecimento adquirido e desmitificar que é preciso ter dom para ser um bom vendedor. Segundo o empresário, se algum especialista fizesse uma análise comportamental sobre ele, antigamente, diria que ele não tem perfil. “Tenho uma personalidade introvertida, sou tímido e tenho dificuldade em me relacionar. Numa festa, eu sou aquele que fica sentado na mesa quieto. Tenho o estereótipo do verdadeiro japonês.”
No entanto, com conhecimento de venda, ele conseguiu mudar de vida. “Coloquei em prática tudo o que aprendi nos negócios e deu certo.” Aos 49 anos, Tatsuo é milionário e contabiliza mais de dois milhões de clientes. Sua empresa, hoje, tem atuação no Brasil, Paraguai, Espanha e Portugal. “Baseado em muita pesquisa, eu criei a minha metodologia e forma de vender, e pratico todos os dias.”
Nova experiência
O empresário conta que escrever o livro foi algo positivo. Ele pode catalogar e rever algumas informações teóricas e práticas. “Reuni informações que julgo ser relevantes e escrevi de forma simples para que todas as pessoas possam ler. O texto não é rebuscado e tem vocabulário acessível”, afirma ele que escreveu a obra nos últimos dois anos.
Tatsuo pretende escrever mais obras. Em uma entrevista, ele disse que já havia produzido um texto interno para sua empresa. “Quero falar também sobre desenvolvimento, gestão de equipe e liderança. Estou entrando em uma nova fase. Contratei um CEO para minha empresa e terei mais tempo para escrever.”
O empresário afirma que as pessoas precisam entender que o segredo do sucesso é a reunião de um conjunto de técnicas e habilidades comportamentais. “A função técnica a gente compra. No entanto, o lado comportamental não. É preciso ter atitude, determinação e garra”, afirma Tatsuo, que fundou a Hoken em 1997 e ama Rio Preto. “A cidade é a melhor do Brasil. Aqui tudo é pertinho. Em 15 minutos, estou no shopping, posso jogar golfe e tenho meus amigos.”