Clóvis de Barros Filho
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, e Teoria e Ética da Publicidade atuando principalmente nos seguintes temas: ética, comunicação, habitus, jornalismo e publicidade.
Se tornou bacharel em Comunicação Social pela Cásper Líbero e mais tarde em Direito pela Universidade de São Paulo. Fez sua pós-graduação na França onde conquistou o DEA e, dois anos depois, obteve o doutorado em Direito pela Universidade de Paris IV. Ao iniciar sua carreira universitária como professor de comunicação, Clóvis de Barros Filho resolveu fazer sua pós-graduação neste campo. Assim, foi para a Espanha e se doutorou em Comunicação pela Universidade de Navarra. Impedido de convalidar seu doutorado na Espanha foi obrigado a refazer seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Em 1999 Clóvis de Barros Filho inicia sua carreira na Escola Superior de Propaganda e Marketing, relação profissional de sucesso que perdura até os dias de hoje lecionando a matéria de Filosofia da Comunicação. Concluiu seu segundo doutorado em 2002 com uma tese intitulada “Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação” No mesmo ano de 2002 ele passou no concurso para Professor de Ética e Legislação em Relações Públicas e Turismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e participou da fundação da Escola Pessimista de Peruíbe. Em 2006, sob sua coordenação, Clóvis de Barros Filho consegue criar e aprovar o curso de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Em 2007 obtém o título de livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 2005 Clóvis de Barros Filho é professor e conferencista através de seu escritório, o Espaço Ética.
Obras publicadas
- Ética e Comunicação Organizacional (Ed. Paulus)
- Ética na Comunicação (Ed. Summus)
- O habitus na Comunicação (Ed. Paulus)
- Comunicação na Pólis (Org.) (Ed. Vozes)
- Comunicação do Eu: ética e solidão (Ed. Vozes)
- Habitus na Comunicação (Ed. Vozes)
Clóvis de Barros Filho
- Doutor em Direito pela Universidade de Paris.
- Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP.
- Professor livre-docente de Ética da ECA/USP.
- Coordenador do curso de “Ética e Meio Ambiente” do PEC/FGV-SP.
- Consultor de Ética da UNESCO.
- Professor, colunista e conferencista do Espaço Ética
Principais Livros Publicados
BARROS FILHO, Clóvis, MEUCCI, Arthur. A vida que vale a pena ser vivida. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011
BARROS FILHO, C. (Org.), Ética e comunicação organizacional, Ed. Paulus.
BARROS FILHO, C. (Org), Comunicação na Polis. Petrópolis: Ed. Vozes.
BARROS FILHO, C., Ética na Comunicação. São Paulo. Ed. Summus.