Clóvis de Barros Filho - Agência de Palestrantes | Sandra Paschoal Palestras Clóvis de Barros Filho - Agência de Palestrantes | Sandra Paschoal Palestras

Clóvis de Barros Filho

clovisAdvogado, jornalista e professor universitário. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1985), mestrado em Science Politique – Universitè de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007). Atualmente é RTC da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, e Teoria e Ética da Publicidade atuando principalmente nos seguintes temas: ética, comunicação, habitus, jornalismo e publicidade.

Se tornou bacharel em Comunicação Social pela Cásper Líbero e mais tarde em Direito pela Universidade de São Paulo. Fez sua pós-graduação na França onde conquistou o DEA e, dois anos depois, obteve o doutorado em Direito pela Universidade de Paris IV. Ao iniciar sua carreira universitária como professor de comunicação, Clóvis de Barros Filho resolveu fazer sua pós-graduação neste campo. Assim, foi para a Espanha e se doutorou em Comunicação pela Universidade de Navarra. Impedido de convalidar seu doutorado na Espanha foi obrigado a refazer seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Em 1999 Clóvis de Barros Filho inicia sua carreira na Escola Superior de Propaganda e Marketing, relação profissional de sucesso que perdura até os dias de hoje lecionando a matéria de Filosofia da Comunicação. Concluiu seu segundo doutorado em 2002 com uma tese intitulada “Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação” No mesmo ano de 2002 ele passou no concurso para Professor de Ética e Legislação em Relações Públicas e Turismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e participou da fundação da Escola Pessimista de Peruíbe. Em 2006, sob sua coordenação, Clóvis de Barros Filho consegue criar e aprovar o curso de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Em 2007 obtém o título de livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 2005 Clóvis de Barros Filho é professor e conferencista através de seu escritório, o Espaço Ética.

Obras publicadas

  • Ética e Comunicação Organizacional (Ed. Paulus)
  • Ética na Comunicação (Ed. Summus)
  • O habitus na Comunicação (Ed. Paulus)
  • Comunicação na Pólis (Org.) (Ed. Vozes)
  • Comunicação do Eu: ética e solidão (Ed. Vozes)
  • Habitus na Comunicação (Ed. Vozes)

Clóvis de Barros Filho

  • Doutor em Direito pela Universidade de Paris.
  • Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Professor livre-docente de Ética da ECA/USP.
  • Coordenador do curso de “Ética e Meio Ambiente” do PEC/FGV-SP.
  • Consultor de Ética da UNESCO.
  • Professor, colunista e conferencista do Espaço Ética

Principais Livros Publicados

BARROS FILHO, Clóvis, MEUCCI, Arthur. A vida que vale a pena ser vivida. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011

BARROS FILHO, C. (Org.), Ética e comunicação organizacional, Ed. Paulus.

BARROS FILHO, C. (Org), Comunicação na Polis. Petrópolis: Ed. Vozes.

BARROS FILHO, C., Ética na Comunicação. São Paulo. Ed. Summus.

Twitter

Galeria de Fotos

Solicite um Orçamento