Conheça a trajetória de Dado Schneider, um dos palestrantes mais inovadores e solicitados do Brasil
Desde 2008, Dado Schneider tem lotado plateias com suas palestras dinâmicas e criativas. A versatilidade e boa comunicação com todos os tipos de públicos são suas grandes marcas registradas durante as apresentações, e um de seus maiores sucessos é a inovadora “O Mundo Muda. A Palestra Muda”, criada na virada do século, fruto de uma tentativa de manter alunos focados na aula quando Dado ainda atuava como professor. Confira o conteúdo no vídeo abaixo:
Prof. Dado notou que incluir músicas de sucesso em um volume alto e frases sucessivas com uma linguagem coloquial fazia com que seus espectadores prestassem muito mais a atenção: “como já mesmo pude comprovar, o que fica nas mentes no dia seguinte é muito mais do que uma simples exposição tradicional, seja aula ou palestra”, afirma Dado.
O comunicólogo pós graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul descobriu qual carreira seguiria aos 13 anos de idade, ao visitar pela primeira vez uma agência de publicidade, durante uma excursão promovida pela escola, e desde o seu primeiro dia de graduação, aos 17 anos, estagiou na empresa Standard, Ogilvy & Mather, e consecutivamente, na MPM.
De 1980 a 1999, Dado continuou fazendo história em sua carreira de publicitário, e trabalhou nas agências Mensagem Comunicações, Escala, RBS, BS&A e também para a ARP, uma associação onde se tornou diretor com apenas 21 anos de idade, cargo este que lhe rendeu um convite de Nizan Guanaes para exercer a mesma função na DM9, em Salvador. Em seu respeitado currículo ainda há trabalhos exercidos na Competence, Martins & Andrade e Paim.
Seu título de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS abriu portas para lecionar não só na universidade em que se formou, mas também na ESPM, HSM Educação, e na Universidade Fernando Pessoa (em Porto, Portugal), a convite do próprio reitor, após apresentar uma palestra na instituição. E foi nessa jornada no Velho Continente que Dado teve contato pela primeira vez com a área de telecomunicação, tecnologia ainda desconhecida no Brasil na época, e bastante popular por lá.
Esta trajetória foi narrada pelo próprio Dado na entrevista abaixo:
Dado Schneider estudou muito sobre o funcionamento e mercado de celulares, e ao retornar para o Brasil, se especializou na atuação de marketing neste segmento. Durante a sua atuação na DCS em 1997, em parceria com a empresa canadense Telet, criou a marca Claro, e tornou-se o responsável pelo nascimento da marca no país, que hoje já está presente em toda a América Latina.
Sucesso entre os novos e velhos digitais
Toda expertise de publicitário somada ao dinamismo de sua comunicação fez com que Dado se destacasse como palestrante para as mais variadas faixas etárias, inclusive entre os jovens, que puderam conhece-lo de pertinho, literalmente, na Campus Party 2014, onde se apresentou pela primeira vez no palco principal. “Aqui não é uma questão de idade. É de mentalidade. O público da Campus está cada vez mais século XXI e menos século XX. Não importa a idade. E não digo isso para atenuar o fato de que estou velho! Mas sim para dizer: estou aberto ao novo”, afirma Prof. Dr. Dado Schneider. O sucesso foi tamanho que o palestrante foi convidado para participar de todas as edições do evento desde então.
Confira a apresentação a seguir:
A experiência vivida por Dado durante o evento foi publicada em suas mídias sociais, nas quais ele é bastante presente e interativo. Tanto que em seu primeiro livro “O Mundo Mudou… Bem na Minha Vez”, lançado em 2013, foi escrito em formato de tweets, e pode ser lido tanto como um texto único, como em tópicos separados. Clicando neste link, você terá mais informações sobre a obra.
Como um estudioso sobre as gerações e seus comportamentos, Dado defende a importância de se adaptar e de se atualizar constantemente para sobreviver à alta concorrência do mercado de trabalho que aumentará ainda mais com a chegada da Geração Z, os nascidos neste século, chamados Nativos Digitais.
Outras palestras de Dado Schneider
Conheça a seguir todas as palestras criadas e ministradas por Dado Schneider:
Digiriatria:
Além da Palestra Muda, o Prof. Dado também é responsável pela criação do termo Digiriatria (‘Digi’ de Digital + ‘Geriatria’ de velho), a atualização constante e familiaridade com a tecnologia beneficiará pessoas de todas as idades no mercado de trabalho:
Palestra Rabugenta (performance disponível somente para eventos de grande concentração de público jovem):
O Mundo Mudou… Bem Na Minha Vez:
“No século passado, o melhor bife na mesa ficava com os adultos. Hoje, o melhor bife da mesa fica com as crianças. Ou seja, eu nunca comi o melhor bife. O Mundo mudou… bem na minha vez!” – Dado Schneider usa esse exemplo para mostrar uma das gritantes diferenças entre os séculos XX e XXI em uma de suas palestras mais famosas, e que leva também o nome de seu livro: O Mundo Mudou… Bem na Minha Vez!