Marcelo Madureira

Humorista, ex Casseta & Planeta, redator do TV Pirata criador e redator do personagem Agamenon Mendes Pedreira (junto com Hubert – C&P), há mais de 25 anos nos jornais, tem um lado pouco conhecido do grande público. Marcelo é engenheiro de produção (Politécnica UFRJ) com pós-graduação em Planejamento Industrial (IRI- Roma) tendo trabalhado 8 anos no BNDES ( Depto de Planejamento ) acumulando também experiência no mundo corporativo. Leitor compulsivo Marcelo Madureira tem amplo conhecimento sobre política, economia, filosofia, ecologia, desenvolvimento tecnológico e administração atuando também como palestrante, consultor, apresentador de eventos e moderador de painéis, sempre com bom humor, vivacidade e, sobretudo conteúdo.

Antes de ser humorista e apresentador Marcelo Madureira, então Marcelo Garmatter Barreto, formou-se em engenharia de produção pela UFRJ em 1983. Ainda estudante foi admitido como estagiário no BNDES através de concurso e, posteriormente, efetivado. Durante oito anos Marcelo trabalhou em diversas áreas do Sistema BNDES como Apoio Tecnológico a Empresas, Mercado de Capitais, Bens de Capital e, principalmente na Área de Planejamento onde colaborou na equipe responsável pelos Cenários da Economia Brasileira. Neste projeto Marcelo Madureira trabalhou ao lado de Sérgio Besserman, Luiz Paulo Vellozo Lucas, Julio Mourão e dos professores Antônio Barros de Castro, Helio Jaguaribe e Winston Fritsc entre outros.

Paralelamente Marcelo participou ainda de cursos de administração na FGV e capacitação de executivos no IBMEC- RJ. Em 1986 foi enviado pelo BNDES  ao IRI ( Instituto per La Ricostruzione Industriale )  Roma – Itália onde fez o curso de Impiantistica – Planejamento  Industria-  além de estagiar em  diversas unidades da então estatal italiana.

Desde estudante, Marcelo desenvolveu intensa atividade docente desde monitor do MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização (na favela do Cantagalo – RJ), passando por monitor do curso de matemática para economistas na UFRJ até professor de Matemática Financeira em diversas instituições universitárias.

Fundador da revista Casseta Popular e colaborador do jornal O Planeta Diário, Marcelo não só escrevia como também atuava em todas as fases de produção de um periódico, conhecendo assim desde a produção até distribuição de mídia impressa. Em 1988 Marcelo é contratado como redator do TV Pirata, mas também colabora com vários outros programas da TV Globo como Domingão do Faustão e Os Trapalhões entre outros. Em 1991 passa atuar na frente das câmeras, mas também participa de todas as fases de produção de TV.

Inicia-se então a fase do Casseta & Planeta, Urgente!  , atração que, por mais de 18 anos foi campeã absoluta de audiência nacional em horário nobre. A partir deste período Madureira passa a acumular conhecimento também em direção, produção, edição e pós-produção em broadcasting.  Na TV por assinatura protagonizou sucessos como Sem Controle no GNT, ao lado de Arthur Dapieve. Marcelo Madureira também criou e atuou em vários quadros no Fantástico com ênfase para o  “Pacato Cidadão”  quando realizou reportagens humorísticas em Cuba , Coréia do Norte , Uzbequistão , Afeganistão, Islândia  e Irã.

Na imprensa Marcelo Madureira milita desde 1988 na coluna de humor de Agamenon Mendes Pedreira ao lado do também Casseta Hubert. Marcelo também colabora não só com artigos humorísticos, mas também de opinião nos principais jornais e revistas do país entre os quais Veja e Folha de São Paulo.

Marcelo fala e escreve em inglês e italiano. Defende-se bem em francês, alemão e espanhol.

 

Twitter

Solicite um Orçamento